Header Ads Widget

Publicidade

A Revolução de Osamu Tezuka

Osamu Tezuka


Para quem gosta de mangás, animes e não gosta o único desenhista japonês a alcançar o título de “mangá no kamisama” (Deus dos quadrinhos), Osamu Tezuka é um divisor de águas em duas mídias distintas: nos quadrinhos e na animação. Único a ter conseguido equilibrar com sucesso o compromisso comercial com a produção artística em ambas as áreas. Atraído pelos filmes de Chaplin e pelos desenhos animados da Disney, Tezuka começou a desenhar ainda criança, com a ambição de se tornar animador.

Osamu Tezuka


                                                                 

Em 1947 ele lançou sua primeira obra em mangá, “Shin Takarajima” (A Nova Ilha do Tesouro) que se tornou um dos maiores sucessos editoriais da época, vendendo espantosas 500 mil cópias. “Shin Takarajima” é, curiosamente um mangá a frente de seu tempo onde a escrita ágil, os balões, o traço do mangá é quase como uma animação e as onomatopéias auxiliava a dar peso a história. O mangá conta a história de um valente menino em busca de uma ilha que guarda um grande segredo.
Com essas técnicas em prática Tezuka começou uma revolução nós mangás que ecoam até os dias de hoje onde ele trouxe muitas referências de seus gostos pessoas os já mencionados que foram filmes de Chaplin e da Disney. Dando uma cara cinematográfica ao seu mangá.


Osamu Tezuka
Shin Takarajima



Após anos ganhando renome na indústria ele conseguiu criar sua própria produtora de animação a
"Mushi Production" em 1961. Agora nas animações ele vislumbrou um mercado extremamente fértil que era animações para a tv onde esses aparelhos ainda estavam em evolução com essa ideia ele fez a animação de vários títulos os mais famosos são Astro boy e kimba o leão branco se tornando a primeira produtora asiática a ter uma animação reproduzida nos EUA. 


Osamu Tezuka
Astro Boy / Kimba


Mesmo após todos esses sucessos sua produtora faliu e anos depois ele fundou a Tezuka Production que existe até hoje, Tezuka morreu de câncer no estômago em 1989. Até hoje não se sabe ao certo o tamanho do impacto que Osamu Tezuka teve na indústria principalmente japonesa mas é perceptível em várias áreas sua visão ou suas técnicas sendo utilizadas até hoje e cá entre nós acho que serão utilizadas para sempre.

Osamu Tezuka







Postar um comentário

0 Comentários